Como surgiu o Dinheiro ou a Moeda?
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. A princípio, essas peças eram fabricadas em processos manuais e muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.
Hoje em dia, além das moedas de metal ou papel, são comuns as movimentações financeiras virtuais, como transferências entre bancos, PIX, entre outros. Cerca de sete em cada dez operações bancárias no Brasil são realizadas pela internet e pelo celular. Apenas 3% das transações bancárias são feitas em agências.
Recentemente surgiram também as moedas virtuais, são um meio de pagamento totalmente digital, e as as transações financeiras acontecem diretamente entre os usuários.
Qual a Importância Social do Dinheiro?
O dinheiro representa muito a nossa necessidade e desejos, pois, por meio dele, conseguimos a subsistência, a manutenção da nossa vida, como conforto, segurança e alimentação, e também os prazeres e boas sensações que com ele é possível comprar. A relação com o dinheiro não está apenas ligada aos problemas financeiros ou à falta de dinheiro, mas também ao que sentimos e pensamos em relação a ele. E isso é muito observado em situações que, mesmo tendo dinheiro suficiente, ainda geram estresse (MACHADO, 2023).
Quais as principais Moedas hoje no mundo?
Existem por volta de 180 tipos diferentes de moedas no mundo, usadas em 195 nações diferentes, as mais conhecidas são:
Dólar Americano (global)
Euro (19 países europeus)
Libra esterlina (Reino Unido)
Iene (Japão)
Franco (Suiça)
Yuan (China)
Peso (Argentina)
O Real é a moeda brasileira atual, e foi lançado em 1º de julho de 1994.