Topic outline
-
Prezados professores,
Esta página foi pensada pra atender às nossas demandas docentes do cotidiano, principalmente visando responder à dúvidas sobre o moodle e obter orientações sobre organização da sala de aula virtual, dentre outras coisas.
Esta é uma página de finalidade autoformativa, aqui vamos compartilhar tutoriais, conteúdos de interesse sobre a EaD, acesso a canais do youtube, formações voltadas para a atuação docente na EaD e outros conteúdos que surgirão a partir do nosso diálogo.Sejam bem-vindos!
-
Abaixo estão os canais destinados a tirar dúvidas sobre o funcionamento do moodle e de ajuda com a organização da sala virtual.
-
-
A sala de aula (virtual) da disciplina é o ambiente virtual de aprendizagem aqui no moodle, o qual chamamos de AVA.
Uma sala de aula organizada otimiza a aprendizagem do aluno EaD.
Abaixo disponibilizamos um modelo de página a ser utilizado.O MODELO COMPLETO DA PÁGINA ESTÁ DISPONÍVEL EM PDF LOGO ABAIXO.
-
Nesta sessão se encontram tutoriais que auxiliam no uso cotidiano da
plataforma moodle.
-
Reunimos aqui alguns tutoriais que auxiliam a atuação docente na EaD.
-
Coletânea de transmissões de lives com temáticas relevantes para nossa atuação.
-
Fonte: Canal Vladimir Campos
Live com o Prof. Universitário Igor Campos sobre a sua experiência com Google Classroom, Calendly, Trello, Hangouts Meet, Zoom e outras ferramentas para aula online.
-
Palestrante: Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro - IFSul. Mediadores: André Gustavo Duarte de Almeida - IFRN Thiago Raulino - IFRN
-
Palestrante: Júlia Marques Carvalho da Silva. Mediadores: Kelson da Costa, Medeiros Thiago Medeiros Barros.
-
Palestrante: Airton Araújo. Mediadoras: Patrícia Chagas e Luciane Soares
-
Palestrantes: Jassio Pereira de Medeiros - IFRN, Moises Cirilo de Brito Souto - IFRN e Wagner de Oliveira - IFRN
-
-
Canais no youtube com conteúdos sobre EaD, Moodle, Tecnologias, Educação inclusiva.
-
Canal do Laboratório de pesquisa em informática, comunicação e automoção - LAICA, do IFRN.
-
Canal do Prof Thiago Medeiros - Diretor de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais - DEAD/ZL
Conteúdos sobre EaD, Design instrucional, produção de material didático e tecnologias educacionais.
-
Canal com vários tutoriais ensinando a como criar conteúdos criativos no power point.
-
Coletânia de vídeos sobre o moodle 3.9 no canal do professor Thiago Medeiros.
-
Canal do Campus Nazal Zona Leste no Youtube.
-
-
Vamos compartilhar aqui o que temos feito de legal e inovador nas nossas aulas e disciplinas.
Envie uma experiência, projeto, evento, protótipo, manual, práticas com educação inclusiva, artigo publicado sobre alguma experiência na EaD na UAB, que considere que tenha dado resultados positivos nas suas aulas, que iremos compartilhar em um editorial de referência de boas práticas.
Em breve abriremos um fórum para envio dos arquivos e com data de submissão.
Orientações:
- Organize um arquivo objetivo de até 10 páginas;
- Na primeira página, separado do corpo do texto sobre a ação/atividade, liste seu nome, email, wapp pra contato, o curso na UAB e a disciplina, e o ano.
- Organize as ideias seguindo formato padrão:
a) resumo;
b) Introdução contendo objetivos e resultados esperados;
c) desenvolvimento;
d) Resultados alcançados contendo a reflexão sobre as atividades desenvolvidas (pontos positivos, negativos, sugestões etc);
e) Referências.
-
Sugestões de leitura de interesse
-
-
O curso apresenta de forma simples termos como Transformação Digital, IoT, Blockchain e outros, trazendo exemplos para facilitar o entendimento de conceitos tão importantes para os dias atuais e contribuir no processo de Transformação Digital.
-
Aprenda a utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e garanta o atendimento e o tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva. A Lei nº 10.436/2002 legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação.
-
Desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação.
-
Já pensou em como abordar a temática água e sustentabilidade de maneira didática e envolvente? Este curso desvenda metodologias e abordagens pedagógicas focadas nesse tema, tanto para ensino formal quanto não formal. Nele, você terá acesso a bases teóricas e a casos práticos voltados para aplicação da educação para a sustentabilidade em diferentes contextos das águas do Brasil. Não perca esta chance: inscreva-se agora e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema!
-
Este curso apresenta apresenta os diferentes métodos e estratégias para a aplicação de metodologias ativas no ensino presencial e online. São abordados conteúdos relacionados ao processo de aprendizagem centrado no aluno, destacando as abordagens, modelos, teorias e os princípios pedagógicos. A partir dos conteúdo trabalhado e das experiências compartilhadas, busca-se colaborar com a formação dos profissionais da educação e estimular práticas que compactuam com uma educação transformadora.
-
A ética em Inteligência Artificial (IA) é um tema crucial e em constante evolução, à medida que a IA se torna cada vez mais presente em nossas vidas, influenciando desde escolhas simples do dia a dia até decisões complexas em áreas como saúde, finanças e educação. A discussão sobre ética em IA abrange uma variedade de questões inter-relacionadas, desde a transparência e responsabilidade na tomada de decisões algorítmicas até preocupações sobre viés e discriminação algorítmica, privacidade e segurança dos dados, e o impacto da automação no emprego e na sociedade como um todo.
-
A inteligência artificial generativa é um ramo da IA dedicado à criação de conteúdo, distinguindo-se daquelas mais voltadas para classificação ou identificação de informações a partir de dados prévios. As diversas subcategorias da IA têm suas próprias funcionalidades, seja em veículos autônomos, previsões climáticas ou assistentes virtuais, como os populares chatbots.A IA generativa, por sua vez, concentra-se principalmente na geração de novo conteúdo, seja em forma de texto ou imagens.
-
Este curso é uma ótima oportunidade para você compreender as principais características, funcionalidades e limitações existentes nos ambientes digitais de aprendizagem - AVA, contribuindo para a tomada de decisão tanto para a escolha do AVA mais adequado quanto para escolhas de desenho instrucional.
-
Este curso é uma ótima oportunidade para você compreender os fundamentos do Design Instrucional e identificar tendências inovadoras em educação e tecnologia para nativos e imigrantes digitais.
-
-