Programação
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Seja bem-vindo(a)! Estamos disponibilizando aqui os treinamentos para os empreendimentos selecionados no Hotel de Projetos da Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte (ITCART) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal - Cidade Alta. Esperamos estar proporcionando uma formação de excelência para os novos empreendimentos.
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Cronograma
Oficinas
Data
Reunião
Pesquisa de Mercado
27/09/21 a 11/10/21
13/10/21
Identidade Visual
12/10/21 a 26/10/21
27/10/21
Marketing Digital
27/10/21 a 10/11/21
09/11/21
Atividade I - Entrega
12/11/21
Canvas
11/11/21 a 25/11/21
01/12/21
Design de Serviços
26/11/21 a 10/12/21
08/12/21
Atividade II - Apresentação do Canvas
14/12/21
14/12/21
Entrega da Versão Final Canvas
17/12/21
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Vamos começarÉ um prazer imenso ter você aqui. O programa Hotel de Projetos tem como missão desenvolver o perfil empreendedor daqueles que possuem uma ideia de negócio ou empreendimento em estágio embrionário, através de capacitações sequenciais que culminam com o desenvolvimento do Plano de Negócios. Dessa forma, suas ideias tornem-se competitivas e alinhadas com as demandas dos mercados almejados. Aqui neste site, você terá acesso a conteúdos relacionados a cada uma das oficinas realizadas ao longo da capacitação. Sendo elas:
- PESQUISA DE MERCADO
- IDENTIDADE VISUAL
- MARKETING DIGITAL
- CANVAS
- DESIGN DE SERVIÇOS
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Confira abaixo duas ferramentas online para você desenvolver o seu Plano de Negócios de forma prática. O Plano de Negócios, além de trivial para a sua empresa, é como o TCC do nosso Hotel de Projetos. Sem ele, não há graduação.
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Pesquisa de mercado é um processo caracterizado pela definição de um problema juntamente com os objetivos de pesquisa, seguido pelo desenvolvimento do plano de pesquisa, a coleta de informações, análise dos dados e, por fim, a apresentação dos resultados. A pesquisa mercadológica, ou pesquisa de mercado, tem grande importância para o empreendedor que quer começar seu próprio negócio ou até mesmo para quem precisa traçar um curso de ação para a expansão de seus negócios. Essa ferramenta permite o planejamento, a coleta e a análise de dados relacionados a um empreendimento. O objetivo da pesquisa de mercado é buscar informação a respeito de um mercado, o que abrange tudo relacionado à este: clientes, fornecedores, locais, consumo, preço, concorrência e mais. Confira mais informações no vídeo a seguir.É preciso saber onde está pisando
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Uma pesquisa de mercado eficaz deve seguir alguns passos. Elas podem ser feitas por empresas especializadas em pesquisa de lançamento de produtos no mercado, principalmente para que o resultado seja imparcial, sem o envolvimento de pessoas conhecidas que possam influenciá-lo com sua proximidade ao empreendedor. Ainda assim, qualquer pessoa pode realizá-la. Basta um pouco de dedicação em seguir cada passo do processo da maneira mais assertiva possível. Sendo assim, vamos ao passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado:Como fazer uma boa pesquisa?
Definir o objetivo da pesquisa;
Definir o público-alvo;
Definir os fornecedores (em caso de cotação de preços);
Elaboração e aplicação dos formulários;
Busca por dados de pesquisas já realizadas; e
Análise final dos dados.
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Erros mais comuns
A falta de tempo e de dinheiro de empreendedores iniciantes podem levá-los a certos atalhos que os conduzirão a erros que darão muita dor de cabeça e prejuízos. Um desses erros é a utilização somente da chamada “pesquisa secundária”, que é a consulta a informações de grandes institutos de pesquisa, como já falamos neste texto. Confiar em pesquisas de fora não darão um diagnóstico completo e atualizado do cenário onde se quer investir. Pesquisas “do ano passado” podem não refletir mais o momento social e financeiro. Principalmente porque vivemos em uma era de bastante acesso à informação rápida. Além disso, podem-se perder detalhes importantes confiando nas pesquisas que estão mais distantes da realidade do empresário.
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Outras considerações
Uma boa pesquisa de mercado pode proporcionar novos caminhos e estratégias a serem utilizadas, isto é, a realização de novas ações que possam alavancar os resultados de sua empresa em um médio ou longo prazo, baseadas na opinião dos clientes e na atividade dos concorrentes. Para extrair o máximo possível da pesquisa mercadológica é necessário de fato compreender o projeto da empresa. Mesmo que ela ainda não tenha saído do papel, buscar consolidar o objetivo de sua atuação. Apenas desta forma será possível realizar uma comparação mais precisa com os concorrentes, encontrando os possíveis pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças através da análise SWOT.
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Análise SWOT online
A análise SWOT (ou FOFA) é de suma importância para todo e qualquer negócio. Se você não fez a sua, existe ferramentas online que podem facilitar a sua vida, como a que indicamos a seguir:
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Mapa da empatia
Esta é uma ferramenta fundamental para qualquer empreendedor que queira definir muito bem a persona do seu negócio e fazer anúncios cada vez melhor direcionados para atingir esse público selecionado.
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Ferramentas para criar um persona.
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O que é identidade visual?
Identidade visual (IDV) é um conjunto de elementos visuais que representam algo, como por exemplo, uma empresa, um produto, um serviço, etc. Esse conjunto de elementos pode variar de acordo com cada projeto, mas é comum encontrar elementos como paleta de cores, tipografia, padrões, texturas, mascotes, biblioteca iconográfica, entre outros. Dentre esses elementos temos o logo, que é assinatura visual da empresa, também conhecido por marca gráfica. A partir desse elemento que todos os outros tomam forma, ou seja, todos os componentes de um projeto de Identidade Visual são oriundos e circundam o elemento principal que é o logo. Todos esses outros elementos de um projeto de IDV atuam como coadjuvantes da marca com o objetivo de potencializá-la, afim de fixá-la na mente do seu público.
É muito comum algumas pessoas confundirem ou associarem identidade visual apenas ao Logo. Obviamente que isso faz sentido, pois como vimos trata-se do principal ator de projeto de IDV. Todavia um projeto desses não é composto apenas por este único elemento. Um projeto de Identidade Visual trata-se de do conjunto de elementos visuais que possuem a finalidade de representar e distinguir algum produto, serviço, etc. Normalmente um projeto de identidade visual é acompanhado por um manual de marca, que é um documento onde se coloca todas as diretrizes de aplicação e utilização correta da Identidade Visual. O profissional responsável por um projeto de IDV é um Designer, ou uma agência de comunicação visual.
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E o que é marca?
“Marca é um símbolo gráfico visual que representa algo, como uma empresa, produto, serviço, pessoa, entre outros; com a função de identificá-la e distingui-la de um modo imediato.”
Essa é uma das definições de marca do ponto de vista do design gráfico. Se você perguntar para um publicitário, ou alguém de marketing, provavelmente terá como resposta algo semelhante a seguinte afirmação:
“Marca é o conjunto de valores, percepções e experiência que ela passa ou representa para o seu público. Com isso marca não é somente um símbolo gráfico, mas sim a representação de um todo perante o seu nicho de atuação e também ao seu público.”
E o fato é que as duas afirmações estão corretas. Caso você siga a linha mais do design, é justamente a primeira resposta. Porém se você seguir uma linha mais estratégica e publicitária, será segunda resposta. As duas estão corretas e se complementam, afinal não basta apenas criar um símbolo gráfico e achar que ele será uma marca reconhecida mundialmente. Existe todo um trabalho para que aquela representação simbólica visual realmente se firme passando bons valores e percepções para o seus clientes, fornecedores e concorrentes.
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O que é branding?
Como vimos, não basta apenas criar um símbolo gráfico. É preciso muito trabalho de estratégia e posicionamento para se alcançar os objetivos planejados. E para isso temos o branding.
Branding é o gerenciamento e posicionamento estratégico da marca. Trata-se de um conjunto de ações estratégicas para a construção dos valores e percepções planejados para o seu público. Então, todas as questões de valores, experiências e percepções planejadas para a marca, são executadas por ações de branding.
Todos os pontos de contato do público com a marca, são planejados ou gerenciados pelo branding. Esse trabalho ajuda tanto a fidelizar os clientes quanto prospectar novos clientes.
Por isso que o branding tem um valor fundamental no processo de construção da sua marca perante ao mercado e o público-alvo. Para isso o branding utiliza dos elementos de identidade visual, desde a marca gráfica até a paleta de cores, por exemplo, alinhados às estratégias de comunicação e posicionamento da marca.
Esse trabalho é normalmente elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por designers, publicitários, social medias, atendimento, etc. Por exigir uma equipe multidisciplinar, comumente, e principalmente quando se trata de grandes empresas, esse trabalho é executado por agências especializadas.
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Mais controle e menos custos
No começo da internet, as páginas eram muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing como e-mail e telemarketing. A internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído. O crescimento no número de usuários fez com que empresas investissem cada vez mais nesse setor, trazendo grande evolução técnica e tecnológica.
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Resumidamente, o Marketing Digital consisti em estratégias de marketing aplicadas e adaptadas para a Internet e também para os dispositivos móveis. Em outras palavras, o marketing digital é o conjunto de esforços ou atividades de marketing executadas por uma marca com o objetivo de atrair mais consumidores, se comunicar com eles, criar um relacionamento mais próximo e, principalmente, construir uma identidade de peso no mercado. Com certeza não é novidade para você que o número de pessoas conectadas à Internet cresce a cada dia e que o mundo está se “digitalizando”. O acesso à Internet chegou a 100 milhões de brasileiros, o equivalente a 50% da população, segundo indica pesquisa divulgada pelo IBGE em 2015.
As principais vantagens do Marketing Digital são:
Comunicação e interatividade;
Feedback do consumidor;
Alcance global;
Segmentação;
Competitividade;
Custo-benefício; e
Métricas online.
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Inbound marketing
Esta estratégia tem como objetivo atrair o cliente por meio de conteúdo relevante para ele e não apenas material promocional. Dessa forma, as empresas procuram entender as necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecerem um canal de comunicação com essas pessoas, com o objetivo de oferecer uma solução para os seus problemas.
Dentre as principais ferramentas do inbound marketing estão blogs, e-mail marketing e até mesmo e-books com dicas a respeito do ramo de atuação da marca. Imagine, por exemplo, uma empresa do setor de eventos. Ela poderia disponibilizar gratuitamente para seus potenciais clientes (leads) um e-book sobre vestidos de noivas que serão tendência na próxima estação.
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Whatsapp como ferramenta
O uso de um aplicativo de mensagens instantâneas garante uma comunicação rápida e assertiva, fidelizando a sua clientela. O empreendedor deve saber como usar o Whatsapp na sua empresa para melhorar a experiência do seu cliente, evitando a perda de clientes pelo mau uso da plataforma. Aprenda, a seguir, a configurar o Whatsapp Business.
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Trabalhando com e-mail marketing
O Mailchimp é uma ferramenta gratuita de envio de e-mails que permite o disparo de até 12 mil mensagens por mês. Através dele é possível elaborar templates, mensurar dados e criar integrações com as redes sociais. Essas diferentes vantagens tornaram essa a principal ferramenta utilizada na elaboração e no disparo de e-mail marketing. Além disso, é um recurso intuitivo e fácil de utilizar, basta arrastar e soltar para criar layouts mais elaborados, possui testes A/B, automação de e-mails e uma taxa de entrega excelente.
Já está comprovado que o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para criar um relacionamento e atrair mais clientes para o negócio. Mas antes de começarmos a disparar vários e-mails é importante verificar algumas práticas. Tanto para não desperdiçar uma ótima técnica quanto para não incomodar seus clientes. Sendo assim, capriche no título do e-mail, adapte-se ao mobile e faça testes antes de enviar.
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Aberto: quarta-feira, 27 out. 2021, 00:00Vencimento: sexta-feira, 12 nov. 2021, 23:59
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Seu negócio resumido em um painel
Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos autores o mencionavam sem explicitar do que exatamente falavam. E foi exatamente pensando nisso que o consultor suíço Alexander Osterwalder começou a desenvolver sua tese de doutorado que deu origem ao Business Model Canvas.
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Painel Canvas
Alexander percebeu que definir o termo não seria suficiente. Era necessário criar algo que incentivasse a inovação, a prototipação e co-criação (criação colaborativa). Utilizando-se de conceitos de design thinking, Alexander começou com um simples gráfico feito em powerpoint que anos mais tarde se tornaria uma bela tela (canvas) separada em 9 blocos.
Um Business Model Canvas permite que todo o negócio seja visualizado em uma única tela (canvas). Isso significa que não é necessário percorrer um documento cheio de textos e alguns números, passando página por página para compreender as diferentes estratégias definidas. Outro excelente aspecto é que o Business Model Canvas permite que você visualize o “encaixe estratégico” que existe entre diferentes áreas. Documentos textuais não permitem esse tipo de análise. Com menos texto, criar em conjunto com outras pessoas se torna um processo divertido e intuitivo. Basta pegar uma caneta e post-its para sair rabiscando e jogando suas idéias no canvas. É esta facilidade de prototipação que permite que novos negócios sejam analisados mais rapidamente e em várias versões diferentes.
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Você tanto pode usar um canvas impresso e preenchê-lo com post-its, uma vez que as estratégias podem ir mudando, bem como pode usar canvas digitais como o do Sebrae.
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Segmento de clientes
O primeiro passo do preenchimento do Business Model Canvas é o bloco de segmentos de clientes. Precisamos destacar dois aspectos importantes que justificam isso:
- A palavra “segmento” possui implícita que se trata da escolha de uma fatia do mercado. Em outras palavras, é necessário que você defina um nicho de clientes. A famosa afirmativa “quem vende para todo mundo, não vende para ninguém” é levada a sério no Business Model Canvas.
- Um negócio deve ser desenvolvido a partir da perspectiva do cliente. Percebeu que o bonequinho olha para o canvas? Pois é, de nada adianta ter uma boa idéia se você não enxerga por meio dos olhos de quem vai pagar pelo produto / serviço que você irá entregar.
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Oferta de valor
O segundo passo é definir a oferta de valor do seu negócio. Entenda que “valor” neste caso significa “benefício”. Portanto, é fundamental que você saiba explicitar quais são estes benefícios que seus produtos (ou serviços) entregam para os seus clientes.
Por exemplo, se o seu produto é um sistema financeiro, sua oferta de valor deverá ser “seu financeiro redondo em apenas 30 minutos por semana”. É claro que isso vai depender de seu sistema. Você pode ter inúmeros benefícios, mas tente resumi-lo em uma única frase.
Essa reflexão também é fundamental para que você analise seus diferenciais frente a seus concorrentes.
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Canais
Canais descrevem quais os caminhos pelos quais a empresa comunica e entrega valor para o cliente. Podemos dizer que pela perspectiva do antigo marketing (os 4 Ps), canais representa o “P” de Praça e o “P” de Promoção.
Os canais podem ser de comunicação, vendas e distribuição do produto. Ou seja, qualquer tipo de interface da empresa com o cliente. Servem para que o segmento definido possa tomar conhecimento e avaliar a proposição de valor do produto, efetuar a compra e uso do mesmo.
É muito importante verificar que este bloco demonstra graficamente a importância do encaixe estratégico em um Business Model Canvas.
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Relacionamento
O bloco do relacionamento descreve estratégias que evitam que seus clientes corram para o concorrente por questões como “preço mais baixo”. Definir boas estratégias de relacionamento é difícil, porém fundamental para a retenção de clientes.
Muitas empresas start-ups adotam um relacionamento baseado em “auto-atendimento”, pelo qual o cliente resolve quase tudo sozinho. No entanto, algumas empresas já perceberam que investir num alto nível de atendimento garante destaque e maior lucratividade.
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Fontes de renda
Para fechar o lado direito do Business Model Canvas, as fontes de renda é o bloco que determina a maneira como o cliente pagará pelos benefícios recebidos. Há uma série de modelos de receita que podem ser adotados. Alguns exemplos são: venda de produtos, assinatura, aluguel, licença, leilão, etc.
O fluxo de receitas é atualmente uma das grandes fontes de inovação. Por exemplo, inúmeras empresas estão transformando seus mercados ao cobrar por assinatura ao invés de por diária e alguns restaurantes passaram a cobrar por tempo de permanência ao invés de cobrar por prato ou por quilo.
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Recursos-chave
O primeiro bloco do lado esquerdo é o de recursos-chave, que são os ativos fundamentais para fazer o negócio funcionar. Aliás, todo o lado esquerdo está relacionado à parte operacional do negócio. Esse bloco deve ser limitado a descrever o que realmente importa dentro dos ativos de sua empresa. Por exemplo, em uma siderúrgica os recursos-chave são o forno (caldeira) e o laminador.
Alguns exemplos de recursos são: ativos físicos, como máquinas ou instalações, intelectuais, como patentes, recursos humanos, como equipe de programadores ou atendimento, etc.
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Atividades-chave
De forma complementar ao recursos-chave, as atividades-chave devem tratar das atividades mais importantes que a empresa deve fazer de forma constante para que o negócio funcione corretamente. Se uma empresa possui uma plataforma web como recurso-chave, muito provavelmente terá como atividade-chave a manutenção desta plataforma.
Alguns exemplos de atividades são: Produção de Bens, Resolução de Problemas, Gestão de Plataformas, Vendas Consultivas, Desenvolvimento de Produtos, etc.
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Parcerias-chave
Parceiros-chave no Business Model Canvas refere-se primordialmente a terceirizações (fornecedores). Como dito anteriormente, o lado esquerdo trata de quesitos operacionais, portanto o bloco parcerias lista outras empresas que ajudam seu negócio a entregar a oferta de valor. Qualquer tipo de tarefa ou matéria-prima essencial fornecida por outra empresa e que garante o funcionamento do negócio deve ser listada neste bloco.
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Estrutura de custos
O último bloco do modelo descreve todos os principais custos que têm peso no financeiro e são derivados da operacionalização do negócio. Eles serão provavelmente oriundos dos blocos de recursos, atividades e parcerias-chave. Porém, também será possível que custos de canais sejam considerados como, por exemplo, comissão de vendedores.
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Desenhando a experiência
Não só produtos precisam de design. Serviços também precisam ser pensados para favorecer o usuário e atender às suas expectativas e aos seus desejos. É aqui que entra o design de serviços. Para o sucesso de um empreendimento que ofereça um serviço, é muito importante pensar em todos os processos, sempre com foco no usuário. Em um cenário econômico cada vez mais competitivo, empresas que deixam de pensar nisso ficam em desvantagem.
Na prática, o design de serviços significa uma atividade de planejamento e organização de pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes de um serviço para aumentar sua qualidade e os resultados. O propósito do design de serviços é construir processos que atendam às necessidades de consumidores e participantes para que o atendimento seja mais amigável, competitivo e relevante para os clientes.
Podemos explicar o design de serviço na forma de seus cinco elementos principais, definidos pelo livro This is Service Design Thinking (Isso é Design de Serviços), por Marc Stickdorn e Jakob Schneider. Veja:
Centrado no usuário: as pessoas estão no centro do processo.Cocriação: envolve várias pessoas em seu desenvolvimento.Sequência: os serviços são visualizados em sequência ou elementos-chave.Transparência: clientes devem conseguir enxergar todo o processo que será criado.Holístico: leva em consideração todas as partes de um negócio, incluindo seu contexto externo.-
Como ele é pensado?
Segundo Luis Alt, o design de serviços utiliza metodologias do design thinking para desenvolver projetos. Ele explica que projetos desse tipo têm uma camada de complexidade maior, uma vez que exigem conhecimento específico em relacionamento. Esses conceitos específicos é o que fazem do design de serviços algo tão importante e especializado. Confira alguns deles:
- Personas: é um conceito parecido com o utilizado em marketing. Uma persona é o sumário do tipo de cliente e segmento que você deseja atender. Utilizamos a persona para nos referirmos às motivações, aos desejos, às preferências e aos valores do usuário para quem desenvolvemos um serviço. É uma abordagem importante, já que pretendemos desenvolver algo em torno do usuário e pensando sob sua perspectiva.
- Jornada do consumidor: o design de serviços se parece um pouco com a experiência do usuário. Esse conceito busca entender as melhores e as piores partes que têm contato com o cliente. Sua jornada começa antes mesmo de ele se envolver com o negócio e precisa ser levada em conta na hora de desenhar os processos de um serviço; e
- Blueprint: este conceito ultrapassa a jornada do consumidor e procura entender um cliente de forma holística, incluindo os processos que ajudam a criar e a entregar experiências.
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De que forma essa abordagem pode trazer melhores soluções para os negócios?
Ao nos concentrarmos nas pessoas e não nas estruturas internas, começamos pensando em soluções que sejam realmente relevantes para elas para depois entender o que é mais eficiente sob o ponto de vista da organização.
O resultado são serviços mais inteligentes, econômicos e rentáveis pois, diferentemente de outras abordagens, ao envolver usuários e pessoas da organização na criação, nos certificamos que ao final do projeto tenhamos uma solução alinhada com o que as pessoas querem e a organização consegue entregar, deixando de gastar dinheiro com “achismos” inúteis.
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Aberto: segunda-feira, 13 dez. 2021, 00:00Vencimento: segunda-feira, 20 dez. 2021, 00:00
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Chegamos ao final de mais um ciclo. Toda a equipe da Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte (ITCART) agradece pela participação na capacitação do seu empreendimento no Hotel de Projetos 2021. Esperamos encontrá-los em breve em outras ações promovida pela incubadora.