Programação

  • Seja bem-vindo(a)! Estamos disponibilizando aqui os treinamentos para os empreendimentos selecionados no Hotel de Projetos da Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte (ITCART) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal - Cidade Alta. Esperamos estar proporcionando uma formação de excelência para os novos empreendimentos.

  • INTRODUÇÃO

    Vamos começar

    É um prazer imenso ter você aqui. O programa Hotel de Projetos tem como missão desenvolver o perfil empreendedor daqueles que possuem uma ideia de negócio ou empreendimento em estágio embrionário, através de capacitações sequenciais que culminam com o desenvolvimento do Plano de Negócios. Dessa forma, suas ideias tornem-se competitivas e alinhadas com as demandas dos mercados almejados. Aqui neste site, você terá acesso a conteúdos relacionados a cada uma das oficinas realizadas ao longo da capacitação. Sendo elas:

    • PESQUISA DE MERCADO
    • IDENTIDADE VISUAL
    • MARKETING DIGITAL
    • CANVAS
    • DESIGN DE SERVIÇOS
  • PESQUISA DE MERCADO

    É preciso saber onde está pisando
    Pesquisa de mercado é um processo caracterizado pela definição de um problema juntamente com os objetivos de pesquisa, seguido pelo desenvolvimento do plano de pesquisa, a coleta de informações, análise dos dados e, por fim, a apresentação dos resultados. A pesquisa mercadológica, ou pesquisa de mercado, tem grande importância para o empreendedor que quer começar seu próprio negócio ou até mesmo para quem precisa traçar um curso de ação para a expansão de seus negócios. Essa ferramenta permite o planejamento, a coleta e a análise de dados relacionados a um empreendimento. O objetivo da pesquisa de mercado é buscar informação a respeito de um mercado, o que abrange tudo relacionado à este: clientes, fornecedores, locais, consumo, preço, concorrência e mais. Confira mais informações no vídeo a seguir.

  • IDENTIDADE VISUAL

  • MARKETING DIGITAL

    Mais controle e menos custos


    No começo da internet, as páginas eram muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing como e-mail e telemarketing. A internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído. O crescimento no número de usuários fez com que empresas investissem cada vez mais nesse setor, trazendo grande evolução técnica e tecnológica.

  • ATIVIDADE I

    • Aberto: quarta-feira, 27 out. 2021, 00:00
      Vencimento: sexta-feira, 12 nov. 2021, 23:59
  • CANVAS

    Seu negócio resumido em um painel

    Por muitos anos o termo modelo de negócios foi usado sem um consenso na sua definição. Muitos autores o mencionavam sem explicitar do que exatamente falavam. E foi exatamente pensando nisso que o consultor suíço Alexander Osterwalder começou a desenvolver sua tese de doutorado que deu origem ao Business Model Canvas.


  • DESIGN DE SERVIÇOS

    Desenhando a experiência

    Não só produtos precisam de design. Serviços também precisam ser pensados para favorecer o usuário e atender às suas expectativas e aos seus desejos. É aqui que entra o design de serviços. Para o sucesso de um empreendimento que ofereça um serviço, é muito importante pensar em todos os processos, sempre com foco no usuário. Em um cenário econômico cada vez mais competitivo, empresas que deixam de pensar nisso ficam em desvantagem.

    Na prática, o design de serviços significa uma atividade de planejamento e organização de pessoas, infraestrutura, comunicação e componentes de um serviço para aumentar sua qualidade e os resultados. O propósito do design de serviços é construir processos que atendam às necessidades de consumidores e participantes para que o atendimento seja mais amigável, competitivo e relevante para os clientes.

    Podemos explicar o design de serviço na forma de seus cinco elementos principais, definidos pelo livro This is Service Design Thinking (Isso é Design de Serviços), por Marc Stickdorn e Jakob Schneider. Veja:

    Centrado no usuário: as pessoas estão no centro do processo.Cocriação: envolve várias pessoas em seu desenvolvimento.Sequência: os serviços são visualizados em sequência ou elementos-chave.Transparência: clientes devem conseguir enxergar todo o processo que será criado.Holístico: leva em consideração todas as partes de um negócio, incluindo seu contexto externo.

  • ATIVIDADE II

  • EMISSÃO DE CERTIFICADO

    Chegamos ao final de mais um ciclo. Toda a equipe da Incubadora Tecnológica de Cultura e Arte (ITCART) agradece pela participação na capacitação do seu empreendimento no Hotel de Projetos 2021. Esperamos encontrá-los em breve em outras ações promovida pela incubadora.